31.12.08

Universidade de Animação e Quadrinhos - UniAQ

Mauro César Bandeira é Coordenador e Professor da Oficina de quadrinhos de Ceilândia (DF) e tem como objetivo ensinar a técnica da arte sequencial na sala de aula.
No blog Universidade de Animação e Quadrinhos - UniAQ ele dá mais detalhes sobre o assunto.
Uma iniciativa louvável como essa merece todo o apoio por parte de quem leva as HQs a sério.

30.12.08

ABRINDO OS OLHOS!!!

Peço a todos que acompanham esse blog e que, assim como eu, gostam de HQ e ainda nutrem uma pequena esperança no quadrinho nacional, cliquem AQUI.
Espero que abra os olhos de muita gente!!!

Segue abaixo um pedaço do texto:
"Este missivista tem uma única, derradeira e inamovível opinião: o que vai salvar o quadrinho nacional tem um único nome: personagem.
Não me refiro às aberrações que bem conhecemos, esse tipo de HQ que não existe de fato e que não passa de masturbações de seus envolvidos. Nem me refiro às HQs “cabeça” que só boyzinho e fanboy lê.
Não é mangá, não é super-herói, não é nada disso.
Não é estilo.
É apenas e tão somente o trabalho sério, profissional e dedicado à concepção de personagens comerciais.
E que esses personagens fiquem sob os cuidados dos próprios autores."

24.12.08

GRIMORIUM

Uma amostra de um possível logo do personagem.
Gostei do papel envelhecido como fundo. Me deu idéias para as capas.

20.12.08

17.12.08

Santino - PG 03

Terceira página da origem do necromante.

Guia do Maranhão 2008

Meu último grande trabalho de diagramação.
Guia do Maranhão 2008, formato 15,0cm x 21,0 cm, 744 páginas em policromia, trilíngue (português, inglês espanhol). Em todas as bancas da cidade e principais capitais do país.

12.12.08

5.12.08

Santino - PG 01

E eis que volto dos mortos com a ajuda de um necromante.
Essa é a primeira página da HQ do Santino.
Eu andava envolvido com o projeto dos Guerreiros de Glaatu, mas um amigo leu o roteiro que eu escrevi e me deu umas dicas de como melhorar. Como o roteiro do Santino já tá pronto, resolvi começar logo por ele. Logo posto mais páginas.

23.10.08

PROSCRITOS, de Beto Nicácio (HQB)

Uma pausa no boneco para uma ótima notícia sobre HQB.
O álbum PROSCRITOS, de Beto Nicácio sairá pela Bossa Nova Editora.
Um faroeste caboclo da melhor qualidade, mostrando toda a selvageria do sertão nordestino.
A editora está comprometida com a HQB e aceita novos projetos para avaliação.

Escultura em Durepoxi - SANTINO ( 10 )

As últimas semanas foram complicadas. Clientes cobrando serviço, computador me deixando na mão dias seguidos, pressão arterial subindo... Enfim, O QUE TINHA DE DAR ERRADO, DEU!!!
Mas estamos de volta a ativa. E com os pes e mãos do boneco finalizados e modificações na calça.

Adicionei bolsos nas pernas da calça e como jeans não possui bolsos assim, modifiquei os de trás também. Confesso que coloquei as barras da calça para esconder uns defeitos que ficaram ali no final da perna, mas até que ficaram legais.
E mais uma vez a mão se tornou minha dor de cabeça. Trabalho desgraçado modelar os dedos e ainda não ficaram como eu queria. Para manter a marreta no lugar, amarrei a bendita com um arame até a massa secar.
A próxima postagem será o boneco com a cabeça concluída.

Parte 1 - Imagens de referência e materiais
Parte 2 - Fazendo o esqueleto
Parte 3 - Moldando os "ossos"
Parte 4 - Preenchendo o tórax
Parte 5 - Modelando calça e camisa
Parte 6 - Braço direito
Parte 7 - Braço esquerdo
Parte 8 - Esqueleto das mãos
Parte 9 - Modelando a mão esquerda

8.10.08

Escultura em Durepoxi - SANTINO ( 9 )

Como imaginei, a mão deu um trabalhão danado! É um trabalho refinado modelar os dedos e ainda tem que fazer ele segurar a estaca. Ficaram algumas falhas.
Como ele leva na mão esquerda uma estaca, achei mais coerente colocar um martelo (e não uma cruz) na mão direita. Mas o martelo ficaria pequenino e sumiria na escultura, então optei em colocar uma marreta, pra dar mais destaque.
Fiz a ponta fina para atravessar a massa mais fácil. Assim que secar, a ponta será cortada e revestirei o cabo com Durepoxi também.

Parte 1 - Imagens de referência e materiais
Parte 2 - Fazendo o esqueleto
Parte 3 - Moldando os "ossos"
Parte 4 - Preenchendo o tórax
Parte 5 - Modelando calça e camisa
Parte 6 - Braço direito
Parte 7 - Braço esquerdo
Parte 8 - Esqueleto das mãos

Escultura em Durepoxi - SANTINO ( 8 )

Como falei anteriormente, resolvi colocar uma cruz e uma estaca nas mãos do Santino.
Usei um pedaço de palito para churrasco para a estaca. Arranquei algumas lascas com um canivete pra deixá-lo mais fino. Apliquei a massa e simulei madeira. Só tive um pequeno problema na hora da secagem da massa. Onde quer que deixasse a "estaca" secando, a massa grudava, danificando os detalhes. Então a equilibrei sobre a área onde ficaria a mão do boneco, pois o dano seria escondido pelos dedos.
Antes de fazer as mãos percebi que havia cometido mais um erro: fiz os punhos longos demais. Com a ajuda do canivete cortei nacos da massa nessa área. A princípio achei legal que a massa tenha sido cortada com tanta facilidade, mas depois lembrei o conselho que o Marcos Caldas (que também faz escultura) havia me dado antes: EVITAR MOLHAR DEMAIS A MASSA NA HORA DE MODELAR, POIS ELA FICARIA ESFARELANDO DEPOIS DE DURA! Espero que isso não aconteça.
Para o esqueleto das mãos usei finos fios de cobre. Esse fio deve ser manuseado com cuidado, pois ele se parte com facilidade se você dobrá-lo demais. E foi o que aconteceu com a mão esquerda depois de pronta. Felizmente o pedaço que quebrou foi no final e pude remediar a situação.
Depois das mãos prontas, coloquei a "estaca" no lugar e dobrei os dedos na posição. Engraçado que isso me fez lembrar da mão decepada do Exterminador do Futuro.
Dobrei o arame que saía dos antebraços e fiz um gancho, onde encaixei as mãos, enrolando o fio de cobre.


Parte 1 - Imagens de referência e materiais
Parte 2 - Fazendo o esqueleto
Parte 3 - Moldando os "ossos"
Parte 4 - Preenchendo o tórax
Parte 5 - Modelando calça e camisa
Parte 6 - Braço direito
Parte 7 - Braço esquerdo

6.10.08

Escultura em Durepoxi - SANTINO ( 7 )

O fim de semana foi puxado e só hoje consegui fazer o braço que faltava. Como ainda não comprei o paquímetro, estou medindo as formas a olho, o que pode causar alguns aborrecimentos se não for prestado bastante atenção. Tive que colocar mais massa no braço esquerdo, pois tinha ficado mais fino que o direito. E na ânsia de não perder um pouquinho de massa já meio endurecida, não gostei do resultado final das mangas da camisa. Terei que arrumar alguma coisa ali.



Parte 1 - Imagens de referência e materiais
Parte 2 - Fazendo o esqueleto
Parte 3 - Moldando os "ossos"
Parte 4 - Preenchendo o tórax
Parte 5 - Modelando calça e camisa
Parte 6 - Braço direito

2.10.08

Escultura em Durepoxi - SANTINO ( 6 )

Ontem a noite comecei a modelar o braço direito. Apliquei uma grande camada de massa em todo ele e com a ajuda de uma espátula de unha e uma ferramenta de dentista ajustei os músculos. Notem que o músculo debaixo do bíceps está um pouco grande, mas ali farei a junta com o Latissimus Dorsi (não achei termo genérico para esse músculo), que sai da costela, para que o boneco fique mais atlético e não magrelo. O trapézio também está meio achatado, dando a aparência que o ombro está deslocado, mas corrigirei isso quando fizer o pescoço.
Modelei o bíceps com um rolinho de massa assim como o músculo deltóide. Depois de pronto, percebi que o bíceps estava meio achatado, destoando do restante do braço, então apliquei uma pequena camada de massa para dar volume. Infelizmente eu ainda não tive o bom senso de comprar uma luminária e só hoje de manhã percebi que a massa a mais que apliquei no bíceps não ficou bem modelada, dando pra ver a emenda. Terei que remediar isso na pintura, pois se aplicar mais massa ali o Santino vai ficar parecendo o Vin Diesel. Então procurem sempre trabalhar com uma boa iluminação.
Depois fiz o antebraço, sempre demarcando os músculos com a espátula de unha antes de definí-los. Notem que deixei o pulso bem fino. Isso vai me permitir deixá-lo com a grossura correta quando modelar a mão. Com a massa quase seca, apliquei o cotovelo, uniformizando o braço.
Como podem notar, mudei completamente a posição do boneco em relação ao desenho. Também resolvi acrescentar uma cruz na mão direita e uma estaca na esquerda, como se ele estivesse se protegendo do ataque de algum vampiro. Acho que vai dar mais dinamismo ao boneco. E acrescentarei a mochila nas costas dele.
Hoje a tarde modelarei o outro braço e postarei as fotos.

Parte 1 - Imagens de referência e materiais
Parte 2 - Fazendo o esqueleto
Parte 3 - Moldando os "ossos"
Parte 4 - Preenchendo o tórax
Parte 5 - Modelando calça e camisa

1.10.08

Escultura em Durepoxi - SANTINO ( 5 )

Após preencher o tórax do boneco, comecei o trabalho de modelar as pernas. A princípio eu esperava moldar o corpo nu e depois jogar a roupa por cima, mas no decorrer do trabalho notei que é muito difícil lidar com uma camada muito fina de Durepoxi. Quando ela não "rasga", fica cheia de pequenas rachaduras. Então optei por definir direto a calça e camisa, modelando o corpo no processo.
Usando a imagem abaixo que achei na internet, comecei a definir a calça começando pela perna esquerda.
Fiz a braguilha da calça e joguei pequenos "gomos" de massa para fazer as dobras, mas só depois que a massa secou, percebi que teria sido melhor jogar as dobras de lado a lado e só depois jogar a "braguilha" por cima, o que daria um visual mais realista. Vivendo e aprendendo!
Dá uma trabalheira danada, mas a parte mais legal é fazer os detalhes, como a "costura" do bolso.
Depois fiz a perna direita e acrescentei os detalhes do "cós" e dos passadores de cinto.
Uma dica que eu havia esquecido de dar: sempre que estiver mexendo com a massa mantenha perto um potinho com água para umedecer os dedos. Assim a Durepoxi não cola neles, facilitando o trabalho.

Parte 1 - Imagens de referência e materiais
Parte 2 - Fazendo o esqueleto
Parte 3 - Moldando os "ossos"
Parte 4 - Preenchendo o tórax