8.10.08

Escultura em Durepoxi - SANTINO ( 8 )

Como falei anteriormente, resolvi colocar uma cruz e uma estaca nas mãos do Santino.
Usei um pedaço de palito para churrasco para a estaca. Arranquei algumas lascas com um canivete pra deixá-lo mais fino. Apliquei a massa e simulei madeira. Só tive um pequeno problema na hora da secagem da massa. Onde quer que deixasse a "estaca" secando, a massa grudava, danificando os detalhes. Então a equilibrei sobre a área onde ficaria a mão do boneco, pois o dano seria escondido pelos dedos.
Antes de fazer as mãos percebi que havia cometido mais um erro: fiz os punhos longos demais. Com a ajuda do canivete cortei nacos da massa nessa área. A princípio achei legal que a massa tenha sido cortada com tanta facilidade, mas depois lembrei o conselho que o Marcos Caldas (que também faz escultura) havia me dado antes: EVITAR MOLHAR DEMAIS A MASSA NA HORA DE MODELAR, POIS ELA FICARIA ESFARELANDO DEPOIS DE DURA! Espero que isso não aconteça.
Para o esqueleto das mãos usei finos fios de cobre. Esse fio deve ser manuseado com cuidado, pois ele se parte com facilidade se você dobrá-lo demais. E foi o que aconteceu com a mão esquerda depois de pronta. Felizmente o pedaço que quebrou foi no final e pude remediar a situação.
Depois das mãos prontas, coloquei a "estaca" no lugar e dobrei os dedos na posição. Engraçado que isso me fez lembrar da mão decepada do Exterminador do Futuro.
Dobrei o arame que saía dos antebraços e fiz um gancho, onde encaixei as mãos, enrolando o fio de cobre.


Parte 1 - Imagens de referência e materiais
Parte 2 - Fazendo o esqueleto
Parte 3 - Moldando os "ossos"
Parte 4 - Preenchendo o tórax
Parte 5 - Modelando calça e camisa
Parte 6 - Braço direito
Parte 7 - Braço esquerdo

Um comentário:

Bergo disse...

Cara... vc é demais! Parabéns pelo seu trabalho. Sério memo!

Grande abraço!